Normas de segurança para trabalhadores rurais foram discutidas na 53ª Expoagro

A Norma Regulamentadora número 12 (NR 12), que fala a respeito de segurança na operação de máquinas e equipamentos, foi tema de palestra ministrada na 53ª Expoagro, em Dourados. O tema foi abordado pelos engenheiros mecânicos Wellygton Nando Gadonskii e Pablo Luiz Ferreira Alves, ambos consultores da GDK Engenharia e Consultoria. A programação da feira segue até o dia 21, com novas palestras, simpósios, área expositora, parque infantil, shows, entre outros.

A NR 12 define referências técnicas e medidas de proteção para garantir a saúde dos trabalhadores em atividades com máquinas e equipamentos. A palestra foi realizada com o objetivo de transmitir o conhecimento e tirar dúvidas de produtores, trabalhadores rurais e acadêmicos do setor de agronegócio e engenharia do Estado. Conforme os especialistas, cerca de 45% dos acidentes no meio rural são feitos com máquinas e equipamentos, outros 33% com ferramentas manuais e 8% com animais.

De acordo com Wellygton, o principal objetivo da norma é garantir segurança do usuário do equipamento. "O empresário vê isso apenas como custo, mas a conscientização que gostaríamos de passar é que a NR 12 é implantada mas não quer dizer que ela tenha que ser feita de uma vez. O processo pode ser feito por etapas", argumenta.

Para que a norma seja aplicada à propriedade rural, ela pode ser iniciada com uma análise de risco, inventário, custo do projeto, execução e, em seguida, toda a documentação seria verificada para que seja feito um prontuário. "Toda máquina que apresenta risco precisa ser adequada à norma, independentemente de ser máquina rural ou industrial", alerta o especialista.

Caso o proprietário rural não atenda às exigências da norma, um fiscal pode embargar o equipamento, além de aplicar multa e autuação. "O objetivo dessas normas é, basicamente, proteger o trabalhador, e também o empregador. Os números de acidentes de trabalho são altos, e os membros superiores e inferiores são os mais afetados, não sendo muito difícil encontrar casos de amputações", explica Pablo Luiz. O produtor rural que tiver dúvidas de como se adequar à norma, deve procurar profissionais na área de engenharia mecânica, que poderá prestar uma consultoria e auxiliar os trabalhadores quanto às precauções necessárias.

Sobre a Expoagro

A Expoagro é uma tradicional feira agropecuária, realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Dourados. Em sua 53ª edição, o evento traz ao público as últimas novidades do mercado agrícola e pecuário, exposições, leilões, shows musicais, entre outras atrações. O evento é organizado pela Sato Comunicação e conta com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS, Prefeitura Municipal de Dourados, Brahma, Governo de MS, Unigran, UFGD, Sicredi, Incorporadora São Bento, Hotel Ibis e Hotel 10.