Oficinas do Projeto Fazendinha levam capacitação ao produtor durante Expoagro

*São quase 20 oficinas gratuitas abordando os mais variados sistemas de cultura * O Projeto Fazendinha está promovendo uma série de oficinas de capacitação como parte da programação da 54ª Expoagro, em Dourados. As oficinas são voltadas a produtores rurais das mais diversas áreas, com o objetivo de levar capacitação e buscar o aprimoramento da produção em diversas áreas. Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a Expoagro segue até domingo (20) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Na tarde desta segunda-feira, o tema debatido foi o cultivo do tomateiro. Na terça-feira (15), as oficinas irão abordar a produção de mudas e hortaliças e o cultivo hidropônico, sistema NTF e substrato. Na quarta-feira (16), são várias oficinas programadas: silagem de colostro; importância do colostro na criação de bezerras; produção de leite a pasto; utilização de drone para o auxílio na agricultura de precisão; qualidade do leite, tecnologia de mulching, fertirrigação e plantio direto de hortaliças e manejo da irrigação para o cultivo de hortaliças.

No dia 17 de maio, quinta-feira, as oficinas do Projeto Fazendinhas serão voltadas às seguintes áreas: como produzir leite com qualidade; irrigação automatizada na produção de leite; cultivo da banana e do abacaxi. Na sexta-feira, 18, os temas debatidos serão: produção artesanal de cerveja; formulação de dietas para vacas leiteiras; como produzir silagem com qualidade; plantio e manejo da cultura da mandioca e cultivo da goiaba.

No total, são 20 vagas para cada oficina e a inscrição pode ser feita na hora ou antecipadamente pelo site www.sympla.com.br/sindicatoruraldedourados. Todas as oficinas são gratuitas.

Projeto Fazendinha

O Projeto Fazendinha foi criado há 17 anos com o objetivo de ocupar o espaço do Sindicato Rural para a oferta de cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas do setor agrícola. Hoje, quase duas décadas depois, o trabalho já é uma vitrine nacional, servindo de exemplo para outros municípios. O projeto é uma parceria entre Sindicato Rural, Famasul e Senar.

"Nós buscamos sempre trazer temas relevantes para o produtor, desde o manejo, sistema de plantio e tudo o que é novidade dentro do setor agrícola. O objetivo é justamente levar esta capacitação, sempre em busca de uma produtividade mais eficiente e com melhores resultados", garante o coordenador técnico do Sindicato Rural, Carlos Flores.

Sobre a Expoagro

A 54ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz, organizada pelo Grupo Sato e conta com o patrocínio da cervejaria Devassa, Governo de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Dourados, São Bento incorporadora, Caixa, Senar/MS e Unigran com o apoio do Sicredi e tem a parceria da Aced - Associação Comercial e Empresarial de Dourados, da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS -, e do Hotel Ibis e Hotel 10.

A entrada é gratuita todos os dias até as 18 horas. Nos dias de show, a cobrança será feita a partir desse horário e nos demais, a entrada será franca.

Ingressos e passaportes Os ingressos e passaportes para os shows podem ser adquiridos pelos sites www.expoagrodourados.com.br e www.ingressonacional.com.br. A programação completa do evento pode ser acessada por meio do link: goo.gl/JVAoJX.

Siga a Expoagro nas redes sociais: @expoagrodouradosoficial e facebook.com/expoagrodouradosoficial

Fotos: Expoagro/Sindicato Rural