O SINDICATO

Missão

Congregar, defender e representar de maneira organizada os produtores rurais, visando ao desenvolvimento sustentável do agronegócio de Dourados e Região.

Visão

Ser uma instituição de referência regional na representatividade dos produtores rurais junto à sociedade, com sólidas relações políticas e de mercado, para fortalecer o agronegócio.

Ações Que Desenvolve

• Formação profissional mediante cursos oferecidos através do Projeto Fazendinha;
  • Defesa da propriedade através da Comissão de Assuntos Fundiários;
  • Realiza anualmente a Exposição Agropecuária;
  • Representação da Classe em diversas comissões e conselhos municipais: Segurança Pública, Habitação, Sanidade Animal.

Um Pouco da História

Entidade Sindical de 1º grau, que visa congregar a categoria, defender e representar seus interesses de maneira organizada e solidária em prol de sua valorização e do desenvolvimento da agropecuária;
É formado por proprietários, arrendatários, parceiros, e comodatários que explorem atividade econômico rural em área igual ou superior a dois módulos rurais do município estabelecidos pelo INCRA, mesmo sem empregado.
O sistema sindical rural é o canal indispensável para a transferência de informações sobre os principais assuntos do dia-a-dia do produtor rural, como atualização da legislação agrícola e agrária, cotações nacionais e internacionais, orientação sobre reforma agrária e desapropriações, esclarecimentos de caráter jurídico, trabalhista, previdenciário e outros.

Fundado em 30 de janeiro 1968.

O público em geral teve acesso a um pouco da história construída no Projeto Fazendinha – em parceria com produtores, trabalhadores rurais, alunos, professores, funcionários, estagiários – ao longo de seus três anos de existência.

Os painéis ilustrativos registram dados das histórias vividas por todos os que, de uma forma ou outra, contribuíram ou estão contribuindo, para torná-lo realidade.

A expectativa é que atividades educativas possam ser realizadas ao longo de todo o ano e não “apenas” no período de exposição.