3º Ciclo “Direito e Agronegócio” leva conhecimento jurídico ao homem do campo
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sindicato Rural de Dourados, por meio da assessoria jurídica, realizou o Ciclo de Palestras "Direito e Agronegócio". No total, foram 12 palestras realizadas ao longo da 55ª Expoagro no auditório do GPP (Grupo Plantio na Palha), atraindo centenas de produtores e profissionais da área. Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a 55ª Expoagro segue até amanhã (19) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados.
O assessor jurídico do Sindicato Rural, Joderli Dias do Prado Júnior, conta que nos anos anteriores foram 5 palestras com a temática durante a feira. Este ano, o sindicato resolveu ampliar as discussões. "O produtor se acostumou a vir à Expoagro e ter contato com essas palestras. Já criou o hábito de participar não só das palestras técnicas, mas também dessas que envolvem as questões jurídicas. Hoje o produtor rural tem o conhecimento nas mãos", comenta ele. Joderli também salienta que a participação nas palestras teve o envolvimento dos produtores rurais e de profissionais que lidam diariamente com essas questões como advogados, contadores e agrônomos.
Na última noite do 3º Ciclo "Direito e Agronegócio", os temas foram "Contrato de Arredamento X Contrato de Parceria: Aspectos práticos e tributários" e "Reflexos da Reforma Trabalhista no meio rural". Sobre a reforma trabalhista, o palestrante Idelmar Barboza Monteiro abordou os pontos mais interessantes da mudança legislativa para o homem do campo.
"Alguns assuntos são importantes de destacar, como a questão do tempo de deslocamento, quando o empregador oferece transporte para os empregados do local onde ele é pego até chegar na propriedade. Explicamos aqui se o empregado continua a computar esse tempo na sua jornada ou não. Outro aspecto importante que a reforma trouxe diz respeito ao contrato intermitente de trabalho, pois alguns produtores não têm necessidade de manter um quadro de funcionários durante todo ano. São pontos importantes que podem trazer benefícios e uma lucratividade ao produtor", finaliza Monteiro.
Durante a 55ª Expoagro, foram mais de 80 palestras e oficinas oferecidas. A participação em toda programação técnica foi gratuita, com emissão de certificado. Ainda neste sábado (18) e domingo (19), o visitante da feira poderá visitar as exposições de animais, acompanhar as provas esportivas e conhecer os estandes comerciais.
Neste sábado (18) tem o show da banda Vokalika e da dupla Bruno & Marrone, encerrando a programação de cinco noites de shows na feira. A entrada no Parque de Exposições é gratuita até às 18h. Neste sábado, a cobrança será feita a partir deste horário e no domingo, a entrada será franca.
Sobre a Expoagro
A 55ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz e é organizada pela Agropec Eventos.
A feira conta com o patrocínio do Sicredi, São Bento Incorporadora, Senar, Unigran, Hotel 10, Ibis Hotel, Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Aced, Senar e Famasul.
Ingressos e passaportes
Os ingressos e passaportes para os shows podem ser adquiridos pelos sites expoagrodourados.com.br e ingressonacional.com.br
Siga a Expoagro nas redes sociais: Instagram: @expoagrodouradosoficial e facebook.com/expoagrodouradosoficial