Em busca de negócios, 55ª Expoagro atrai criadores de ovinos

Os bons negócios gerados durante a 55ª Expoagro também se estendem para a produção animal. Criadores de ovinos e caprinos todos os anos voltam os olhos para a feira agropecuária em Dourados, atraídos pela presença de criadores de toda a região. Nesta edição da Expoagro, não foi diferente. 80 animais de 5 criadores de Mato Grosso do Sul e São Paulo foram expostos na feira, mais uma vez registrando grande êxito nas vendas. Até mesmo uma raça canina, utilizada no manejo dos rebanhos, foi exposta durante a feira. Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a 55ª Expoagro começou em 10 de maio e encerra neste domingo (19) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Durante a feira agropecuária, foram expostas seis raças de ovinos (carneiros) e uma raça de caprino (cabritos), além de filhotes da raça maremano – de origem italiana, muito útil para o manejo dos rebanhos. O animal de sentinela tem sido muito utilizado no Brasil para proteger o rebanho do ataque de onças.

O presidente da ASMACO (Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos), Fábio Miranda Mori, explica que os animais expostos ficam disponíveis para venda direta ao produtor. Ele garante que os resultados são muito satisfatórios. "Mato Grosso do Sul é uma região de terra muito fértil, onde se produz qualquer animal e vegetal. Por isso, muitos criadores migram pra cá porque sabem que as vendas serão boas", explica. "Aqui temos a possibilidade de fazer a venda direta ao produtor; podemos explicar e demonstrar tudo pessoalmente, o que deixa o comprador mais confiante para realizar este investimento", acrescenta.

O rebanho de ovinos no Estado hoje gira em torno de 500 mil cabeças. Com rentabilidade alta, a atividade tem atraído novos investidores em busca da produção de carne. "A carne de ovino é uma verdadeira iguaria e tem uma grande procura, fomentada pela culinária de ponta e também pelas churrascarias. Este mercado promissor tem atraído muitos produtores, que optam por também investir nesta área", explica o presidente.

Segundo ele, apesar da alta rentabilidade e mercado garantido, a atividade esbarra na logística e na dificuldade em encontrar mão-de-obra específica. "O produtor precisa entender da atividade e não pode deixar somente nas mãos dos funcionários. Lucro e prejuízo caminham lado a lado, o que exige uma atenção por parte de quem produz", acrescenta Fábio Mori.

Sobre a Expoagro

A 55ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz e é organizada pela Agropec Eventos.

A feira conta com o patrocínio do Sicredi, Banco do Brasil, São Bento Incorporadora, Senar, Unigran, Hotel 10, Ibis Hotel, Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Aced, Senar e Famasul.

Neste domingo, a entrada é franca durante todo o dia.


Ovinos e caprinos expostos durante a feira atraem produtores de toda a região (Fotos: Divulgação)
Foram expostas durante a feira seis raças de ovinos (carneiros) e uma raça de caprino (cabritos)
Criadores de ovinos e caprinos consideram mercado sul-mato-grossense bastante vantajoso para negócios
Filhotes da raça maremano também foram comercializados durante a feira – de origem italiana, animal é muito útil para o manejo dos rebanhos

Anterior
Anterior

Bruno & Marrone ‘embalam’ público douradense com sucessos antigos

Próximo
Próximo

Programação técnica capacita pelo menos 11 mil produtores na 55ª Expoagro