Sindicato Rural e Famasul entregam prêmios a vencedores de concurso de redação
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, e o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, entregaram nesta sexta-feira (9) a premiação aos estudantes que participaram do concurso de redação feito entre alunos de escolas da rede municipal que visitaram a 53ª Expoagro, realizada de 12 a 21 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho.
A entrega foi feita no Sindicato Rural, com a presença de estudantes, pais de alunos, professores, diretores das escolas e a secretária adjunta de Educação, Marinete Nelvo. O vice-prefeito Marisvaldo Zeuli, que já presidiu o Sindicato Rural, participou do ato, representando a prefeita Délia Razuk.
Durante a Expoagro, 2.400 alunos de escolas municipais e entidades filantrópicas, como Apae e Pestalozi, fizeram visitas técnicas ao parque de exposições, como parte do Projeto Fazendinha. O objetivo foi mostrar a esse público como é feita a produção no campo e apresentar a estrutura do setor agropecuário.
As visitas foram acompanhadas por acadêmicos de turismo da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Os grupos conheceram os estandes, o Projeto Fazendinha e os cursos oferecidos pelo Senar/MS, além de animais e maquinários em exposição.
Os estudantes que estiveram na Expoagro tiveram de escrever uma redação sobre a visita. O material foi avaliado por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, que deu nota aos participantes.
O estudante Luiz Gustavo, da Escola Rosa Câmara, ficou em primeiro lugar e ganhou uma bicicleta, entregue por Lúcio Damália, Maurício Saito e Marisvaldo Zeuli.Já o estudante Gabriel Batista, aluno da Escola Clarice Bastos Rosa, ficou em segundo lugar e ganhou um tablet. Helen Santos, aluna da Escola Januário Pereira de Araújo, ficou em terceiro e ganhou um vale-compras de material escolar de R$ 200. Outros estudantes que participaram do concurso, presentes no evento desta sexta, também receberam um certificado.
O presidente do Sindicato Rural destacou a importância do Projeto Fazendinha para a formação de moradores de Dourados através dos cursos profissionalizantes que são realizados em parceria com o Senar/MS e lembrou que o programa sedia as aulas práticas do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, da Escola Estadual Professor José Pereira Lins.
Já Maurício Saito elogiou a abertura que o Sindicato Rural faz através do projeto para os estudantes conhecerem o agronegócio. "são esses jovens que vão comandar o futuro da cidade e do país", afirmou o presidente da Famasul.
Marisvaldo Zeuli disse que através das visitas, os estudantes puderam ver de perto a importância do agronegócio e defendeu a ampliação do projeto em 2018. "Em nome da prefeita Délia, colocamos a prefeitura à disposição para apoiar esse projeto, tão importante para nossa cidade", afirmou.