Imprensa
Sindicato teme politização de morte de índio em fazenda de Caarapó
O presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Antônio Maram, disse ontem que o setor produtivo do município está preocupado com a politização do episódio em que o adolescente indígena Denílson Barbosa acabou morto por um tiro disparado pelo produtor rural Orlandino Carneiro Gonçalves, 61 anos, no interior de uma propriedade rural que faz divisa com a Reserva Indígena de Caarapó. “Estão usando esse episódio como pano de fundo para invadir uma propriedade legitimamente escriturada e que não fazia parte de nenhum grupo de estudo da Fundação Nacional do Índio”, alerta Maram.
Monsanto apresenta solução para os agricultores enquanto o prazo da patente de Soja RR1 é discutido na justiça
Seguem informações sobre a decisão da Monsanto de suspender a cobrança de royalties, anunciada nesta terça-feira (26). A primeira é uma nota elaborada pela própria Monsanto, a segunda é uma nota de esclarecimento elaborada por nós, da Famasul.
Investir em gado de corte
Quando o assunto é pecuária de corte, logo vem a fala de alguém sobre como é difícil investir em uma atividade que hoje está com margem apertada. Na verdade está quase tudo assim.
Crise leva quase 20% das usinas de cana do Centro-Sul a fechar ou mudar de dono
Das 330 usinas de açúcar e etanol da Região Centro-Sul do Brasil, responsáveis por 90% de toda a Cana-de-açúcar processada no País, 60 deverão fechar as portas ou mudar de dono nos próximos dois a três anos, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). A entidade tem confirmação de que pelo menos dez deixarão de processar a safra 2013/2014, por dificuldades financeiras.
Dilma recebe documento com histórico de novas demarcações indígenas pretendidas para o Estado
O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Eduardo Riedel, entregou hoje (4) para a presidente Dilma Rousseff um documento demonstrando os efeitos da demarcação de novas áreas indígenas em Mato Grosso do Sul. Ele se encontrou com a presidente durante a abertura do Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR, onde esteve em companhia da presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Kátia Abreu, que integrava a comitiva presidencial.
Faça o seu evento conosco !
O Sindicato Rural de Dourados possui, no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho várias salas para reuniões e salões para eventos sociais, como festas de aniversário e casamento, unindo o útil ao agradável. Eventos marcados no Parque de Exposições contam com o glamour e credibilidade que são referência de nossa Instituição, aliados á amplo estacionamento, comodidade, conforto e segurança próprios do Parque de Exposições
Avicultura teve pior ano desde 2000
A conjunção de estoques elevados, custos de produção nas alturas e dificuldades em repassar preços culminou no pior ano para a avicultura brasileira desde 2000A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) revelou ontem que a produção nacional de carne de frango totalizou 12,6 milhões de toneladas no ano passado, retração de 3,1% sobre as 13 milhões de toneladas de 2011.
Comissão do Senado aprova criação de subsidiária da Embrapa
Foi aprovado nesta terça-feira (18), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, o substitutivo do senador Gim Argelo (PTB/DF) ao Projeto de Lei do Senado nº 222/08, de autoria do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), que trata da abertura de capital da Embrapa. A aprovação foi por unanimidade.
"Vaca de Sertanópolis" provoca alarde
Uma semana após confirmarem que animal morto em 2010 tinha o agente da doença da vaca louca, autoridades dizem que mercados estão assimilando o caso
Suspensão da certificação de georreferenciamento pelo Incra
O advogado geral da União, garantiu na tarde desta segunda-feira, à senadora Kátia Abreu, presidente da CNA, que o governo federal deve avaliar nessa terça-feira, a proposta da parlamentar que trata de alteração dos critérios de certificação do georeferenciamento no Incra
Campanha estrelada pelo Rei Pelé chega a tv
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, lançam, na tv, a campanha Time Agro BrasilEstrelada pelo Rei Pelé, vai mostrar ao Brasil e ao mundo que também somos campeões no campo da agropecuária – 27,7% do território do País. Campeões na produção de alimentos e na preservação de 61% dos nossos seis biomas.
Até abuso tem limite
Tempo de elogio; tempo de decepção. O elogio preza uma pessoa, uma política, mostrando o quanto ela, por exemplo, está em consonância com a justiça e o Estado de direito. A decepção, por seu lado, intervém quando aquilo que foi digno de elogio se torna objeto de frustação. (Folha de São Paulo)
Pesquisa põe MS como destaque na produção de cana, milho e soja
A pesquisa de produção agrícola do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) aponta Mato Grosso do Sul como destaque na produção de cana-de-açúcar, milho e soja no país. No Estado, o crescimento da área de cana foi o maior do Brasil no ano de 2011, com avanço de 24,1% na comparação com o ano anterior, e a 5ª posição no ranking nacional. (CAMPOGRANDENEWS)
Projeto inclui Canasul no calendário oficial do Estado, em Dourados
Os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Laerte Tetila (PT) apresentaram esta semana, proem Campo Grande, o projeto de lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul (instituído pela Lei nº 3.945, de 4 de agosto de 2010) os eventos “Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul – Canasul” e a “Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico de MS – Agrometal”.(DOURANEWS.COM.BR)
Estudo discute a produção de soja e cana em áreas indígenas no Mato Grosso do Sul
Relatório da ONG Repórter Brasil sobre impactos das commodities e conflitos com fazendeiros em seis aldeias pretende auxiliar discussão sobre a corresponsabilidade da cadeia produtiva das duas culturas no drama vivido pelos indígenas no Estado.
Evolução do sorgo sacarino para produção de etanol é viável
A cultura do sorgo sacarino tem despontado como alternativa para a produção de etanol quando da entressafra da cana-de-açúcar plantada com o mesmo objetivo. As informações de pesquisa, inclusive no campo, vêm aumentando nos últimos meses, levando mais segurança ao produtor na hora da decisão de plantio. A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) teve, juntamente com seis usinas brasileiras de produção de etanol, uma experiência com essa cultura na safra 2011-2012.
Canasul consolida setor que cresceu 300% no Estado
A sexta edição do Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul – Canasul – foi oficialmente aberta na noite de ontem (22) com um chamado de atuação mútua entre o poder público e empresários para consolidar o crescimento do setor.
Canasul consolida Dourados como centro do sucroenergético
Todos os discursos da abertura oficial do 6º Canasul e 2ª Agrometal foram de otimismo em relação à retomada dos investimentos na produção de açúcar, etanol e energia e da consolidação de Dourados como o centro do setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul. (Douradosagora)
Presidente da CNA destaca avanços do Novo Código Florestal, mas defende que o Congresso Nacional analise vetos do executivo
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, disse que, apesar dos vetos da presidente Dilma Rousseff a alguns itens da MP houve vários avanços na legislação ambiental durante as discussões no Congresso Nacional
Dilma faz nove vetos ao Código Florestal
A presidente Dilma Rousseff decidiu vetar, nesta quarta-feira (17), nove itens do Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional em setembro. O principal veto retira do texto a flexibilização que os parlamentares queriam para a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios.